BLOGUE EM FASE EXPERIMENTAL - ABERTURA OFICIAL SÁBADO, 23 DE JUNHO 2012 - VISITE O NOSSO FACEBOOK




Sintra (NOVO)





eléctrico de Sintra é uma ferrovia turística sazonal de bitola estreita (1000 mm) e tracção eléctrica por trólei que liga a vila de Sintra à Praia das Maçãs, ao longo de um trajecto de pouco menos de 13 km, com oito paragens, passando por Colares e perto da Praia Grande. É operado pela Câmara Municipal de Sintra, oferecendo o seu serviço durante a época balnear.

O projecto inicial da ligação entre Lisboa e Sintra através do caminho de ferro passou também pelo projecto de ligação de Lisboa ao Estoril e Cascais, passando por Sintra e com final em Colares. Um ano antes da inauguração do caminho de ferro, a Companhia Real dos Caminhos de Ferro demonstrou o seu desinteresse pela eventual ligação a Colares, mas o projecto viria a tornar-se possível através de uma iniciativa popular. Em Março de 1904 foi inaugurada a ligação entre Sintra (Vila Velha) e S. Sebastião de Colares e em Julho desse ano ficaria concluída a ligação à Praia das Maçãs. Em 1930 o troço Praia das Maçãs - Azenhas do Mar torna-se realidade, tendo sido também o primeiro a ser encerrado, em 1955, devido a dificuldades de exploração, originadas pelo desenvolvimento do transporte mecânico. Em 1958 foi encerrado o troço entre a Vila Velha e a estação de Sintra e mais tarde, já em 1974, os eléctricos deixam de operar completamente. Depois de reabilitada a ligação entre o Banzão e a Praia das Maçãs em 1980, a recuperação do material e dos vários troços continuou ao longo dos anos e hoje em dia é possível viajar de eléctrico entre Sintra (Estefânia) e a Praia das Maçãs (na época baixa a ligação é efectuada apenas às sextas-feiras e aos fins-de-semana).
Ficheiro:Tramwaj w Colares.JPG


Informações

O histórico Eléctrico de Sintra regressa dia 3 de agosto aos carris, retomando o seu traçado original entre a Vila de Sintra e a Praia das Maças e fazendo, assim, a ligação entre a Serra e o Mar. É o regresso ao activo da linha mais romântica da Europa.

Assim, de Sexta-feira a Domingo, o Eléctrico circula para o público em geral e com carreiras regulares até à praia. De Terça a Quinta mantém-se os alugueres (contactar a Divisão de Turismo tel. 21 923 87 89). Às Segundas não há circulação.





Sem comentários:

Enviar um comentário